Tenet é o único filme lançado ‘pós pandemia’ no top 10 de bilheteria no Reino Unido

TENET foi o único filme lançado pós-quarentena que chegou ao top 10 de bilheteria no Reino Unido, em um ano prejudicado pela pandemia de COVID-19. A bilheteria do Reino Unido e da Irlanda – sem surpresa alguma – caiu por uma margem recorde em 2020, 76% abaixo de 2019.

Após 5 anos consecutivos ultrapassando £1.3 bilhão (U$1,8 bilhão) os bloqueios generalizados devido à pandemia do COVID-19 resultaram em um total de bilheteria de apenas £323milhões (U$439 milhões), de acordo com o relatório anual recém-lançado da Comscore.

Depois de um início promissor para 2020, que, segundo a Comscore, registrou um aumento de 20% nas receitas com relação ao ano anterior, à partir de março, quando a primeira quarentena nacional começou, o número de cinemas permaneceu abaixo dos níveis usuais pelo resto do ano. Mesmo quando os fechamentos foram suspensos e todas as regiões foram autorizadas a abrir, entre julho e setembro, muitos cinemas optaram por permanecerem fechados. A maior operadora do Reino Unido, Cineworld, anunciou em outubro que estava fechando todos os seus sites, culpando o número limitado de grandes lançamentos dos estúdios.

Significou que, nove dos dez filmes com melhor desempenho do ano, foram lançados antes da segunda quarentena, no inicio do segundo trimestre. A lista foi encabeçada por Sam Mendes, vencedor do BAFTA por 1917, que arrecadou £44milhões (U$ 60 milhões), seguido por Sonic: O Filme £26,2. Tenet, em terceiro lugar, foi o único lançamento pós-quarentena a chegar ao top 10, levando U$23,6 milhões.

O adiamento de grandes lançamentos e a mudança de títulos dos estúdios para plataformas de streaming, também fez com que a Disney perdesse a posição de maior distribuidora após 4 anos de domínio. Essa posição foi para a distribuidora de “1917” eOne, que acumulou U$67 milhões, apesar de lançar apenas cinco filmes novos.

A bilheteria de 2021 deve começar de maneira similar, com o relatório anual da Comscore divulgado no momento em que as autoridades do Reino Unido anunciaram uma terceira quarentena nacional, que verá os cinemas fechados até, pelo menos, meados de fevereiro.

O TOP 10 DE 2020 ABAIXO:

1. 1917 (eOne), U$60 milhões
2. Sonic: O Filme (Paramount), U$26.2 milhões
3. Tenet (Warner Bros), U$23.6 milhões
4. Bad Boys para Sempre (Sony), U$22 milhões
5. Dolittle (Universal), U$21.6 milhões
6. Little Women (Sony), U$20.7 milhões
7. The Gentlemen (Entertainment), U$16,5 milhões
8. Parasita (Studiocanal), U$16,4 milhões
9. Star Wars: A Ascensão Skywalker (Disney), U$15,3 milhões
10. Jumanji: Próxima Fase (Sony), U$14.9 milhões

Fonte | Tradução: Reh Cegan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo