Robert diz que escondeu do diretor de Tenet que estava fazendo testes para “The Batman”

O site Irish Times, postou recentemente uma matéria muito interessante sobre o novo filme de Christopher Nolan, TENET, que conta com Robert Pattinson em seu elenco. Nela, podemos ler algumas declarações do elenco e produção sobre este filme, que promete movimentar as bilheterias dos cinemas no mundo todo. Ainda falando em Tenet, vamos deixar aqui algumas novas imagens do elenco do filme divulgadas por revistas estrangeiras.


x PHOTOSHOOTS > 2020 > FOTOGRAMAS
x PHOTOSHOOTS > 2020 > ENTERTAINMENT WEEKLY

Todos os olhos estão em Tenet, o filme de espionagem com tudo para provar.

JÁ MAIOR EM ESCALA DO QUE QUALQUER COISA QUE O ACLAMADO DIRETOR TENHA TENTADO ANTES, A CRISE DO CORONAVIRUS SIGNIFICA QUE O SUCESSO DO NOVO FILME DE CHRISTOPHER NOLAN É UM SINAL PARA TODOS OS CINEMAS.

Depois de algumas mudanças relacionadas à Covid-19, o blockbuster de Hollywood retornará em grande estilo em 26 de agosto. Tenet, o 11º longa de Christopher Nolan, mudou sua data de lançamento original em 17 de julho para uma estreia internacional no final de agosto e uma estreia nos Estados Unidos – apenas nas principais cidades – em 3 de setembro.

No momento em que o circuito teatral espera por um pilar que trará o público de volta aos cinemas, todos os olhos estão em Tenet. Em maio passado, o Washington Post citou um aviso de Cassandra de uma fonte anônima de um estúdio de Hollywood: “. . . Se Tenet não sair ou não tiver sucesso, todas as outras empresas vão para casa. Não há filmes até o Natal. ” Um relatório recente da Variety observou que Tenet deve arrecadar cerca de US$ 700 milhões globalmente para ter lucro.

Se o elenco e a equipe de Tenet estão sentindo o peso de ser o Filme Que Pode Salvar Hollywood, ou o calor de seus investidores, eles não estão deixando transparecer.

“Para ser honesta, há sempre uma pressão mental quando você lança um filme em qualquer circunstância”, diz Emma Thomas, que produziu todos os filmes que seu marido, Christopher Nolan fez desde que se conheceram na faculdade. “Eu não vejo isso como sendo diferente nesse sentido. Obviamente, estamos muito animados para lançar o filme nos cinemas. E ficaremos nervosos com isso. Mas ficaríamos assim de qualquer forma”.

Até agora, Nolan foi indicado a cinco Oscars, cinco British Academy Film Awards e seis Globos de Ouro. Em 2012, ele se tornou o diretor mais jovem a ter uma estrela no Grauman’s Chinese Theatre em Los Angeles. No ano passado, ele foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE) nas Honras de Ano Novo de 2019. Os elogios são bons, diz Thomas, mas não são uma prioridade.

“Não fazemos filmes para a academia”, diz ela. “Fazemos filmes para o público. Em última análise, isso é o mais importante para nós: que o filme faça sucesso com o público. Claro que é bom receber prêmios e fazer parte disso tudo, mas no final das contas eu prefiro fazer um filme que fale com o público. Tenho muito mais orgulho disso, de um filme que faz as pessoas sentirem algo; um filme que as pessoas querem curtir e experimentar. ”

Mesmo antes da crise de Covid, Tenet já era um grande negócio. Com um tempo de execução de 150 minutos, uma filmagem global que ocorreu na Dinamarca, Estônia, Índia, Itália, Noruega, Reino Unido e Estados Unidos, e um orçamento de produção de US$ 225 milhões, Tenet é a maior jogada de Thomas e Nolan até o momento.

“Cada vez que ele escreve um roteiro, eu olho para a primeira página e respiro fundo”, diz Thomas. “Mas este é maior em escala e ambição do que qualquer coisa que eu já tenha visto antes. Em todos os filmes, temos a mesma conversa. Vamos fazer um pequeno desta vez? Em um mundo onde os estúdios estão cada vez mais avessos ao risco, tivemos sorte porque todos os filmes que fizemos deram certo. Portanto, continuamos capitalizando nosso último filme, se é que isso faz sentido. O que me deixou louca com este filme foi o grande número de peças definidas. Com os filmes que fizemos, sempre sabemos o que vai desafiar a todos. Com O Cavaleiro das Trevas, provavelmente era o hospital explodindo. Com Tenet parecia que toda vez que faríamos uma daquelas grandes coisas, você relaxa por cinco minutos e depois olha para o cronograma definido para a próxima semana e depois há outro. Temos uma grande perseguição de carros ao vivo no filme que foi difícil de filmar por motivos que você verá. ”

Uma dessas razões foi Robert Pattinson.

“Houve uma cena em que percorremos cerca de 8km em uma rodovia na Estônia com centenas de carros”, lembra o ator inglês. “Então John David estava no banco do passageiro e Chris fica apenas seguindo o carro com a câmera. Vá com calma da primeira vez, eu pensei, então John David virou para mim e disse: ‘Você é um bom motorista ou algo assim. Então, estou me borrando enquanto estou passando de um carro para outro à mais de 80 km por hora e Chris está se comportando como se isso fosse completamente normal.”

Nolan, não muito diferente dos personagens de seu filme de 2006, The Prestige, sabe como fazer um show e como trabalhar em uma direção errada. Sua preferência pela produção de filmes de grande formato aumentou o senso de ocasião em torno de seus filmes. Seus fãs, os nolanistas, é uma legião leal.

Tenet ferozmente guardado ampliou sua própria mística com um trailer muito estudado e um protagonista, interpretado por John David Washington, que é chamado de O PROTAGONISTA. Washington, a impressionante estrela de BLacKKKlansman e filho de Denzel, é um orgulhoso Nolanista.

“Quando descobri que Christopher Nolan queria me conhecer, foi uma vitória”, disse Washington. “Não importa o que tenha acontecido depois disso, o fato dessa lenda querer falar comigo já era uma vitória para mim. Não importa o que aconteça, posso dizer que vou conhecer Christopher Nolan. Quando recebi a ligação, eu estava gritando com toda a força. E então fui convidado para conhecer seu escritório e tive duas horas para ler o roteiro. E fiquei pensando: como vamos filmar isso? Muitas das coisas neste filme são coisas expositivas de construção de um mundo e uma história densa. E o script torna isso acessível para um leigo. “Lembro que no domingo antes de começarmos a filmar, fizemos um churrasco em família. Era como se eles estivessem me mandando para a faculdade de cinema Christopher Nolan. Minha mente estava explodindo todos os dias. Eu entrava no set e Christopher Nolan dizia: ‘Bom dia’. E eu dizia: ‘Meu Deus, é o Christopher Nolan; todos vocês ouviram isso? ‘Depois daquela primeira semana de filmagem – não posso mentir – eu não era mais eu, tive que falar com minha mãe sobre isso porque foi uma experiência incrível. ”

Pattinson não era melhor em guardar segredos: “É engraçado porque Chris é muito reservado sobre tudo o que tem a ver com seus filmes”, disse o ator, que estava filmando O Batman de Matt Reeves quando a produção foi temporariamente interrompida em fevereiro. “E então eu tive que ser realmente discreto sobre o Batman. Então, eu tive que mentir para Chris sobre ter que ir para um teste – eu disse que tinha uma emergência familiar. E assim que eu disse ‘é uma emergência familiar’ ele disse: ‘Você está fazendo testes o Batman, não está?’ ”

Tenet provou ser útil no treinamento do Batman de Pattinson. Quando seu parceiro na tela é John David Washington – um astro do atletismo do colégio e ex-corredor profissional de St Louis Rams e Sacramento Mountain Lions – pode ser difícil acompanhar.

“Quando estou em cena correndo, geralmente apareço junto a John David, que é um ex-jogador da NFL, então foi a coisa mais injusta do mundo”, diz Pattinson. “O treino máximo que faço, na maior parte do tempo, é um passeio casual. John David pode correr o dia todo. Foi bom eu ter ficado em forma. Mas definitivamente, no início, tiveram dias em que eu simplesmente não conseguia andar depois.”

No final do ano passado, quando um prólogo de seis e meio minutos foi exibido antes das exibições de Star Wars: A Ascensão Skywalker no Imax, fãs e jornais relataram saltos temporais, o que certamente estaria de acordo com a abordagem lúdica do cineasta quanto à cronologia e subjetividade. O filme – de acordo com as melhores suposições – segue um agente secreto com habilidades que podem ou não incluir a manipulação do tempo – em uma missão para impedir a Terceira Guerra Mundial. O elenco de apoio inclui Elizabeth Debicki (As Viúvas), Aaron Taylor-Johnson (Kick-Ass) e Michael Caine, regular de Nolan.

Pattinson definitivamente afirmou, em uma frase de efeito aprovada por Nolan, que Tenet não é um filme que viaja no tempo. Então, novamente, por sua própria admissão, ele pode não ser a fonte mais confiável.

“Quando li (o roteiro) pela primeira vez, Chris e Emma estavam dizendo: você o leu corretamente, porque todo mundo levou mais duas horas?” diz Pattinson, corando um pouco, via Zoom. “E eu disse: Oh merda. Até a última semana de filmagem, eu estava conversando com John David (Washington) e perguntando a ele algumas questões fundamentais sobre quem era meu personagem. E John David disse: ‘Espera, você não sabe?’ Mas é complicado! Você não está apenas sendo alimentado com a história. Você está tentando desvendar o mistério ao mesmo tempo que os personagens do filme. Muitas das coisas neste filme são coisas expositivas de construção de mundo e uma história densa. E o roteiro torna isso acessível a um leigo. E isso é realmente difícil de conseguir o equilíbrio entre fazer com que pareça um diálogo natural e tentar transmitir informações que você provavelmente precisa de um PhD para entender corretamente. E então você tem que colocar na boca de alguém como eu, que mal consegue somar.”

Kenneth Branagh, que interpreta o que John David Washington descreve como o “vilão terrível” de Tenet, diz que leu o roteiro mais vezes do que qualquer outro projeto em sua longa e distinta carreira.

“Era mais sombrio do que qualquer coisa que eu já interpretei”, diz ele sobre o oligarca russo de Tenet. “Chris faz sua lição de casa, então ele sabia o que eu tinha feito antes e o que ele não queria de mim. Ele ficava dizendo: ‘Você sabe que esse personagem tem que ser incessantemente mau?’ Até que finalmente, no último dia ele disse, a respeito do seu personagem e das trevas? Você realmente entendeu o memorando.”

Houve apenas duas ocasiões, desde a estreia de Branagh nas telas em 1982, quando ele se viu no set pensando: ‘O que diabos está acontecendo?’ Ambos aconteceram durante a produção de Tenet.

“O sentido de escala aqui, mesmo na página, é outra coisa”, diz Branagh. “É um entretenimento excelente, mas é muito mais do que isso. Mesmo com Dunquerque, e a escala disso, eu estava ciente do enredo relativamente contido do meu personagem. Essa é a trama do roteiro em tantos personagens em tantos países e camadas de enredo e significado. A presunção é realmente ousada. É uma daquelas coisas quase exclusivas de Chris Nolan. É um blockbuster massivo e cheio de ação que parece um filme realmente pessoal com deslumbramento intelectual.”

Em relação aos temas científicos e epistemológicos do filme, Branagh ri ao citar a fala de Michael Caine sobre o início.

“Michael disse: ‘A maneira como eu entendo o filme, é que todas as cenas comigo são reais e todo o resto é inventado.’”

Fonte | Tradução: Andréa Rouxinol e Ana Paula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo