Crítica negativa para o livro Cosmópolis

O site da revista Veja publicou uma crítica negativa sobre a obra do celebrado autor americano Don DeLillo, Cosmópolis, como sendo uma “tola fantasia sobre o fim do sonho americano”. Confiram um trecho a seguir e aqui leiam o artigo na íntegra.

Certas cenas de Cosmópolis são tão implausíveis que lembram o realismo fantástico. Mas como este se passava em Macondos empoeiradas, e o livro de DeLillo trata de um futuro já instalado no primeiríssimo-mundo, talvez fosse mais apropriado catalogar Cosmópolis como uma fantasia extravagante sobre o surrado tema do fim do sonho americano. Afinal de contas, por mais high-tech que sejam cenário e musas, o núcleo do romance, em torno do qual giram todas as obsessões, é o mais antigo, batido e visceral ícone do american way of life: um carro. Na limusine, símbolo excelso dessa cultura da afluência e consumo, é que está o real microcosmos da obra.

O grande congestionamento, aqui, é o das ideias e teorias abruptas que o autor põe na cabeça de suas criaturas. Encantado com sua própria voz e horrorizado com tudo o que é obsoleto, inclusive as nuances que dão vida à narrativa, DeLillo exagerou ao copiar a si mesmo. Como ele escreve logo nas primeiras páginas: “Era apenas uma frase de efeito na qual ele não acreditava nem por um segundo”.

11 comentários em “Crítica negativa para o livro Cosmópolis

  1. Olha, vou ser sincera: acho que esse novo filme do Rob não vai ser um dos melhores em sua carreira, mas acho que a Revista Veja não devia ter criticado agora, pois não é uma boa ocasião para isso. Mas mesmo assim, irei ver o filme na estréia e espero que tudo dê certo para o nosso Rob.

  2. Ng tava nem aí para o filme. O Collin está cotado e tal ng falou do filme. Foi só o Rob entra no filme,pronta. Agora todo mundo fala e na maioria coisas negatiovas. Eu vou falar ser ator de franquia não é fácil não, nego já detona seu trabalho e seu desempenho antes de nem sequer começar. PRECONCEITO E INVEJA É O QUE DESTRóI A HUMANIDADE. Tenho pena dos atores de Harry Potter depois que acabar a série, não vãpo conseguir nada e nem provar que podem atuar,pois participam de uma franquia a muito mais tempo.

  3. Também quero ler o livro e tirar minhas próprias
    conclusões!!
    Só lendo o livro pra saber!! +1

  4. SE A PESSOA ACIMA SE REFERIU A MIM PRIMEIRO :EU SEI MUITO BEM QUE O ROB É BEM SUCEDIDO NOS SEUS FILMES…SEGUNDO:EU DESEJO COISAS BOAS PARA AS PESSOAS DE QUEM EU GOSTO,POR EXEMPLO O ROB QUE É UMA PESSOA DE QUEM EU GOSTO MUITO.

  5. Para que voce precisa ficar lhe desejando sorte no papel que ele vai fazer,se ele jah eh bem sucedido em todos os seus filmes!!Ele tem um charme que conquista qualquer garota!!Eu adoro ver ele,tanto que gostaria muito de conhecer ele e namorar com ele,deveria ser maravilhoso,mas isso vai ficar somente em sonho!!Beijos a todos os Pat Never como eu!!!

  6. Essa crítica não se refere ao fato de Rob interpretar e sim a estória original, a do livro, é uma crítica ao livro, não ao filme q esta por vir!

  7. agora vamos ter paciência para aturar as criticas ,o gentinha nojenta não dão folga hein!

  8. Aff já começaram a fazer críticas negativas só pq o Rob irá fazer parte desse filme.
    É muita marcação com ele chega da uma chatiação.
    Mais tenho certeza que o Rob vai calar a boca de muito críticos metido a besta com a sua atuação fora da saga.
    Eu acredito no Rob !!!!

  9. DESEJO QUE O ROBERT SE SAIA BEM NESSE PAPEL…UMA BOA ATUAÇÃO.ESTOU TORCENDO.

  10. Nossa e que crítica!! Mas nada como ler o livro e tirar sua próprias conclusões, afinal críticos são críticos e geralmente não agrada ninguém a não eles msms!
    E eu sou tão confiante no Rob em escolher filmes q acredito q Ele não escolheria se não houvesse nada interessante na história q chamou a sua atenção!
    Enfim…comprar o livro e ler.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo