Crítica de Rubens Ewald Filho sobre “Água para Elefantes”

Rubens Ewald Filho, conceituado crítico brasileiro, postou em seu blog no R7 sua crítica, um tanto quanto negativa diga-se de passagem, sobre o filme recém-estreado no Brasil “Água para Elefantes”.

Este é o primeiro filme onde Robert Pattinson aparece tratado como um astro de sua popularidade deveria: o cabelo da cor certa, a maquiagem adequada, uma fotografia deslumbrante, os ângulos para o favorecerem. Infelizmente é gastar vela no santo errado. O projeto é ruim, muito antiquado, faz lembrar uma história que os estúdios faziam nos anos 30 com Clark Gable e Jean Harlow. Imperdoavelmente ingênuo, bobinho, mal amarrado e inconvincente. E nem o roteiro é capaz de criar um personagem bem armado, heróico para o Pattinson, que apanha o tempo todo, leva surras homéricas e não tem a menor química com a estrela Reese.

Como o amor não convence, o filme vai capengando, e não parece ser o veículo certo para o diretor Francis Lawrence (melhor antes em Eu sou a Lenda). Se Reese está perdendo o tipo e o estrelato (ela erra ainda mais grave com outro filme esta semana, o horrível Como Você Sabe) ainda não é desta vez que Pattinson emplaca. Ele tem um olhar esquisito de míope, que não consegue passar emoção ou tensão, ou coisa alguma. Desculpe, tive muita boa vontade, mas depois desta não dá mais para torcer por ele. Leia Mais…

E aproveitando o assunto, clicando aqui você pode ler alguns comentários da UOL Cinema, à respeito do filme. Leia um trecho abaixo:

A trama passa-se na época da Grande Depressão, o que garante uma direção de arte atrativa, assinada pelo veterano Jack Fisk, que foi capaz de criar um circo, cujo colorido e brilho nem sempre escondem a melancolia dos tempos de dificuldade financeira. Nada disso consegue compensar os acontecimentos mal explicados do filme, como seu clímax envolvendo uma fuga em massa. A narração monotônica na voz de Pattinson e o pudor do filme para contar a história como merece transformam “Água para Elefantes” num passatempo desprovido de charme ou interesse. Lawrence podia ter transformado Rosie no centro da trama – aproveitando assim o carisma do animal – da mesma forma que há quase 80 anos Tod Browning acreditou nos seus monstros e deixou que o filme fosse deles – o que, até hoje, é algo memorável.

18 comentários em “Crítica de Rubens Ewald Filho sobre “Água para Elefantes”

  1. nem ligo p/ que esse viadinho FDP rubens canhão fala.
    o que importa e que eu assisti o filme e amei tanto o filme quanto a atuação do rob
    como a vanessa mesmo disse o critico na verdade somos nos que pagamos e assistimos o filme .

  2. Rubens é lamentável para o mundo da crítica do cinema. Acha que pra se valorizar como profissional, tem que criticar negativamente sempre. Só um recado pra ele: VÁ SE F#$%@!

  3. A partir do momento que um cara é critico de cinema ele só vai querer que pessoas desanimem para ver o filme.Sinceramente, gostei muito mais do livro,mas o Rob foi o Jacob do livro.Tenho certeza que o povo brasileiro n tem classe para filmes cult ou interessantes.
    Mas tenho certeza que o Critico citado acima, deve ter pagado pau para a marretinha idiota do “Thor”.

  4. já tinha lido, alias ele contuma detonar quase todo mundo q tá començando, principalmente se fizer sucesso assim comom rob fez ,tem outras criticas dele sobre lembranças e sobre as sagas ,ele é cruel sempre
    poxa, já li umas criticas falando bem do filme inclusive a dispo~sição de rob de deixar edwad pra tras. o jeito é nem ligar pra esse q tocem sempre contra

  5. Concordo com Ana Paula.A opinião dos fãs de Rob é que importa!!!E nós amamos Rob, então………

  6. Gente, não é uma critica, pois eu amo o Robert, mas, sobre a quimica deles fala sério, eles não combinam, tinha que ser outra pessoa menos renomada…………….

  7. Concordo com o comentário da Anna Pattz, cada um tem sua opinião sobre o filme, mas
    a crítica do Rubens Ewald Filho chegou a grosseria!! Aff!
    Nem vale a pena considerar como crítica!!

  8. Acabei de voltar do cinema… “Water for Elephants” é lindo! Bela obra de arte! Embora tenham sido feitas algumas alterações da história original, o roteiro está bem fiel ao livro, com ótimas atuações, fotografia, figurinos e trilha sonora maravilhosos.
    Rob me encantou interpretando Jacob! Agora tenho ainda mais certeza que esse menino tem um futuro brilhante! Ele evoluiu muito!

    Alguns críticos são tão enfadonhos e tendenciosos, sempre com os mesmos fracos argumentos, para dizer que tal filme é bom ou ruim – talvez na tentativa de ganhar mais notoriedade. Não têm capacidade de avaliar uma obra sem utilizar de seus próprios “egos” amargurados. E que absurdo são as palavras do frustrado Rubens Ewald?! É a primeira- e espero que a última- avaliação de um crítico, que além de desmerecer o trabalho dos atores, ainda os ofende!
    É tanta grosseria, que nem vale a pena considerar como crítica…

  9. agora a UOL Cinema vem com essa que é mal esplicada a fuga dos animais? Porque os FDP não leram o livro nem prestaram atenção no filme ,foi uma revolta contra o August por ele ter jogado trabalhadores com o trem em movimento ,e consequentemente matando-os.Mas essa gentalha só quer desprezar ,eles que vão para o inferno!!

  10. esse cara é um viadão,a critica dele é nula para mim
    assisti o filme ontem,é maravilhoso.
    o ator ou atriz para ser bom e saber interpretar não precisa fazer caras e bocas,oROB demonstra tanto sentimento nas sua expressão,que ele passa todo conteudo da cena,eu não acreditava de estar assistindo ao filme ,chorei ,ri.todo filme é bom mas o fim foi lindo demais.
    QUE DEUS PROTEJA O ROB,DESSES CRITICOS SEM NOÇÃO,PRQUE ELES SÃO TODOS UNS MEDIOCRES,FRUSTADOS,porque se eles soubessem fazer alguma coisa util não se propunham a criticar o trabalho de quem trabalha duro,e faz as coisas por amor.
    AMEI O FILME.

  11. AH, E EU ASSISTI AO FILME E ADIVINHA!! I LOVED!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! VIU RUBINHO ???

  12. Não se pode levar serio a critica brasileira!! São pretensiosos! o filme é lindo!! Acabo de ver… O filme emociona, faz rir e principalmente tem magia do cinema!! Vejo que as criticas estrangeiras ja superaram a idéia de ver Rob forma raras que ainda confundiram com Edward! !! Acho que criticas brasileira tem monte de gente q não gosta de filmes!! Filme Aguas para elefantes trás de volta o magia do cinema de novo sem precisar de tanto efeitos especiais!!E Rob como Jacob foi encantador… nos conduziu para um a época, um lugar e personagens incríveis… Não esquecendo que o filme é P 13… faz ele ser mais curto cenas mais simples… mas não não trata o publico como burros!!
    E míope é o Sr.Rubens Ewdard Filho…por incapaz de enxergar a CARISMA do Rob!! Vc sai do cinema com presença com vc! Não se emocionar com Jacob de WFE é ter coração de pedra!

  13. Falou sobre a década de 30 q os estúdios da época faziam. É óbvio é a época do filme! Oo
    E vou ver hj ou amanhã 😥
    Assim terei minha opinião!

  14. Rubens q vá para PQP. nunca gostei dele. Ele é mais um q acha q o Rob sempre vai ser ” Edward Cullen”, um ídolo teen q nunca vai conseguir conquistar fãs com uma idade acima da média. O Rubens sempre critica com negativismo aqueles filmes q ele não gosta, e o engraçado é q são sempre aqueles filmes q são bons e q levam alguns prêmios. É muito raro a sua avaliação para um bom filme com entusiasmo. Espero ansiosamente q ele morda a língua.

  15. Qual é o filme que agrada esse cara? E principalmente por que tem Robert é que o filme é péssimo, pra mim pouco importa um critico falar se o filme é bom ou não, o critico na verdade somos nos que pagamos e assistimos o filme acho que é bem mas importante do que esses carinhas que falam mal de qualquer coisa e se Robert tiver é que não presta mesmo e ainda quero ver alguma coisa que agrada esse Rubens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo