O Robert Pattinson Brasil é um site sem fins lucrativos criado em 2008 de fãs para fãs, e que reúne diversos conteúdos sobre o ator e sua carreira. Todo conteúdo aqui disponibilizado foi desenvolvido pela nossa equipe, portanto, ao fazer uso de algum de nossos materiais, por favor, credite. Viu alguma coisa sua por aqui e quer seus créditos? Entre em contato com a gente! Desde já, obrigado pela sua visita, aproveite nosso conteúdo e volte sempre!



Dia: 26 de janeiro de 2025

Robert Pattinson concedeu uma nova entrevista para a Esquire, onde falou sobre perfume, sucesso e gaivotas! Leia à seguir, traduzido na íntegra por nossa equipe:

Para marcar o lançamento de um novo Dior Homme Parfum, a Esquire conversou com seu criador, Francis Kurkdjian, e o rosto da Dior Homme, Robert Pattinson. Francis Kurkdjian é um dos perfumistas mais bem-sucedidos do mundo. Em 1995, ele criou Le Male para Jean Paul Gaultier, em um ponto a fragrância masculina mais vendida na Europa. Em 2009, ele fundou sua própria casa de fragrâncias de luxo, Maison Francis Kurkdjian, agora parte da LVMH. Em 2021, Kurkdjian foi nomeado diretor de criação de perfumes, Christian Dior Parfums.

Robert Pattinson está entre os atores mais versáteis e respeitados do mundo. Seus filmes incluem The Twilight Saga (2008-2012); Good Time (2017); The Lighthouse (2019) e The Batman (2022). Ele tem sido o rosto da fragrância Dior Homme desde 2012. A campanha do ano seguinte para a marca, com Pattinson e uma modelo em um quarto de Nova York, foi aplaudida por seu estilo cinematográfico. (Em 2016, Pattinson se tornou um embaixador global da moda Dior Homme).

Para o lançamento de um novo Dior Homme Parfum, conversei com Francis Kurkdjian e Robert Pattinson sobre perfume, filmes e o que é feito para fazer uma fragrância de sucesso.

Esquire: Olá, Robert. Quem é o personagem que você interpreta no novo filme promocional da Dior Homme Parfum?
Robert Pattinson: Acho que é uma continuação da primeira campanha em 2013. O personagem original era alguém que é realmente amável. Há uma espécie de anseio agressivo. De realmente não se encaixar em lugar nenhum. [A equipe] estava se baseando em personagens arquetípicos: James Dean e Marlon Brando. Meu personagem quer experimentar tudo. Ele nunca está bem em casa. Ele está tentando se definir de uma maneira bastante apaixonada. E acho que, à medida que as campanhas avançam, ele se tornou mais romântico e sensual.

Seu trabalho é vender um sentido (cheiro) criando um sentimento e uma atmosfera dentro de um comercial. Esse é um show bem estranho. O cheiro informa isso?
Robert Pattinson: Quero dizer, eu sou absolutamente atroz. Percebi nas últimas horas o quão ruim eu sou em falar sobre perfume [estamos falando no final do dia, durante o qual Pattinson e Kurkdjian têm feito várias entrevistas]. Eu tenho a capacidade de ligar e desligar meu olfato, no entanto – o que eu acho uma habilidade bastante útil. É interessante ver como Francis aborda seu trabalho. O perfume foi desenvolvido muito antes de qualquer parte da campanha chegar. Então, sim, acho que é tudo realmente uma resposta ao trabalho de Francis.

Qual foi a ideia para a nova fragrância então, Francis?
Francis Kurkdjian: Eu queria infundi-lo com masculinidade moderna. Dior Homme é uma marca que joga à beira da masculinidade. Iris [no novo perfume] é conhecida como uma flor feminina – muito macia, em pó – então havia algo que ainda não foi explorado. Quando assumi a Dior, sabia que faria algo com a Dior Homme, para torná-la mais contemporânea. Torne-o não tão clássico e traga um pouco de irreverência. É assim que Kim [Jones, diretor criativo da Dior Homme] define masculinidade. Ele é capaz de misturar classicismo e modernidade, tradição e algo contemporâneo. “Respeite as tradições e ouse ser ousada”, – essa é uma citação de Christian Dior. Isso volta às décadas de 1940 e 50. Não devemos esquecer que isso é relevante hoje. Minha tarefa é falar sobre o homem moderno. Eu sabia que Robert [estaria promovendo a fragrância]. Eu vi o roteiro um pouco. Dior Homme é um homem muito específico. Mesmo com o mundo do perfume, em comparação com outras marcas, porque está à beira do frágil e forte. Poderoso e carismático. Isso é difícil de descrever. Mas o trabalho tem essa dualidade.

Quão complicado foi fazer este?
Francis Kurkdjian: Não foi complicado. Sinto muito dizer isso! Sou velho – sei que pareço muito jovem – e agora sou um perfumista experiente. Quando você tem uma ideia clara, é fácil. Se você é dançarino de balé, confia na sua técnica. A parte mais difícil do meu trabalho é estar conectado a um tempo. Quando comecei há 30 anos, eu era jovem, então estava conectado com aquela época. Mas eu não tinha a técnica para expressar isso, porque eu não era habilidoso o suficiente. Hoje, tenho longas horas de técnica atrás de mim. Então, ir do conceito para o produto real é meio fácil. O que é mais difícil para mim é encontrar uma ideia relevante ou criar uma nova história que ainda não tenha sido contada.

Robert, o que você quis dizer quando disse que tinha a capacidade de ligar e desligar seu olfato?
Robert Pattinson: [Começa a rir, talvez ao ser convidado a falar sobre algo tão esotérico como cheiro mais uma vez] Mesmo que eu dê as melhores respostas, não há boas respostas.

Vamos lá, você pode fazer isso.
Robert Pattinson: É estranho. Acabei de notar isso no último trabalho que estava fazendo. Porque, por algum motivo, as pessoas ficavam se desculpando pelo cheiro delas. E acabei de perceber que não conseguia sentir o cheiro de nada. Então eu percebi que quando estou trabalhando, eu simplesmente não tenho nenhuma noção desses momentos…. Estou quase completamente dentro do meu próprio corpo. Não estou ciente de nada além das expressões faciais das pessoas. Eu não sei. É uma habilidade estranha de se ter!

O que você está dizendo é que você é um ator incrível, você está completamente no momento o tempo todo.
Robert Pattinson: [Sério] Sim. É apenas um foco extremo. Alguém poderia soltar o pior peido ao meu redor e eu nem saberia.

Que cheiros te lembram da infância?
Robert Pattinson: Bem, você está falando com alguém de Londres [ele nasceu em Barnes]. E há um cheiro muito particular de Londres. Pousando no Aeroporto de Gatwick – eu acho, porque sempre que eu saí de férias quando era criança, sempre parecíamos ir de Gatwick – e pousar lá tem um cheiro muito, muito, muito forte para mim. Então isso sempre me lembra de uma infância. Eu acho que isso é extremamente nostálgico.

Gatwick cheira melhor do que Heathrow?
Robert Pattinson: Sim, não tanto Heathrow. Isso só parece mais “regular”. Acho que se você for de férias para a Espanha, ou o que quer que seja, você sempre vai de Gatwick. Então, eu associo muito esse cheiro do Aeroporto de Gatwick com a infância. Há também algo particular em ir para Dorset. As praias de Dorset sempre trazem de volta à infância.

Existem aromas que você associa aos personagens que você interpretou?
Robert Pattinson: Definitivamente o cheiro do capuz, do Batman – muito.

Do que isso cheira?
Robert Pattinson: Bem, é couro. Mas também é uma combinação – porque você está selado em uma máscara de couro, mas também está extremamente ansioso o tempo todo. E o couro é poroso, então realmente assume um cheiro emocional. Quando fiz o teste para o Batman, tive que experimentar todos os diferentes capuzes [de atores que interpretaram o papel]. Mesmo de 20 anos atrás, todos eles ainda tinham o cheiro de cada ator individual. É meio estranho.

Quem cheirava melhor?
Robert Pattinson: Acho que provavelmente Clooney cheirava melhor.

Claro que ele fez. O que você descreveu soa como o cheiro de medo. Parece horrível.
Robert Pattinson: Sim. [Risos] O cheiro do medo tem a ressonância emocional mais forte!

E quanto a Thomas Howard, o faroleiro do século 19, em The Lighthouse?
Robert Pattinson: Quero dizer, essa é outra razão pela qual eu posso desligar meu cheiro! Aquele filme cheirava tão mal que [os cheiros] realmente explodiam. Havia tantas cenas [que cheiravam terrível]. Porque tivemos que fazer com que as gaivotas circulassem o conjunto o tempo todo. Então, havia baldes de peixes podres por toda parte, por todo o conjunto. Só para que houvesse centenas de gaivotas. E isso é um alerta e tanto. É como “G’ah! Ah, agora estou no trabalho”. Eu tenho muito respeito pelos pescadores depois disso.

Connie Nikas, o pequena vigarista em Good Time?
Robert Pattinson: [imediatamente] Oh, isso é uma mistura estranha de sangue e um vape.

O Batman vai cheirar diferente em “Batman: Parte II”?
Robert Pattinson: Espero que sim!

Você pode nos dar uma palavra para descrevê-lo neste momento?
Robert Pattinson: Ainda não vi nada, então não faço ideia. Mas eu acho que talvez… um pouco mais de íris?

Alguns comerciais de fragrâncias se tornam tão famosos quanto o produto que estão vendendo. Qual é a chave para isso?
Robert Pattinson: Acho que você não pode prever nada. Mesmo que você esteja se divertindo no set… Eu fiz muitos [de comerciais] quando você pode ter o melhor momento, e você acha que vai se traduzir em algo maravilhoso, e simplesmente não. Nem parece que você estava se divertindo. É uma alquimia muito estranha. Lembro-me do primeiro anúncio [fragrância Dior Homme] que fizemos com [diretor] Romain Gavras. Fizemos a coisa toda com uma música do A$AP Rocky – na época o A$AP Rocky não era tão conhecido. Fizemos todo esse anúncio com essa música tocando constantemente em segundo plano. A atitude que estávamos incorporando era mais como hip hop. E então eles mudaram o Led Zeppelin [“Whole Lotta Love”] no final. E parece tão natural agora com aquela música do Led Zeppelin, mesmo que lhe dê uma vibração totalmente diferente. Então, você nunca sabe. Você está apenas atirando no escuro e esperando.

Francis, e você? Às vezes você deve passar muito tempo fazendo um perfume, e então ele é apresentado ao mundo de uma maneira que você não teria previsto.
Francis Kurkdjian: Sim, nunca se sabe. Mas não é sobre o que eu penso. É sobre o que o público sente e vai pensar. Também depende de contra quem você está competindo. Porque às vezes você acha que é relevante, você acha que está surfando em uma onda – e de repente você tem um concorrente que vai “zoom!” [E é muito mais bem-sucedido]. Então, você pode ser muito feliz na noite anterior [o lançamento]. E então você libera seu perfume e a campanha. Aconteceu comigo que eu não fui a virada de jogo! Nos últimos 35 anos, tive alguns fracassos. Eu fiz alguns não bons, eu tenho que dizer. Eu lancei um perfume um dia antes do 11 de setembro, por exemplo. Nesse último momento, algo pode acontecer… ou você pode estragar tudo. Mas eu acredito que essa é a beleza disso. Isso significa que não há receitas. Um dia [se viermos responder sobre] inteligência artificial [para criar aromas de sucesso] não funcionará. Porque o que torna isso bonito é a incerteza das coisas.

Assim como a indústria cinematográfica, Robert.
Robert Pattinson: Tentar prever como será um mercado nos próximos anos… é quase ridículo. É difícil até mesmo saber se você ainda vai gostar do que está fazendo daqui a dois anos, muito menos de qualquer outra pessoa.

Como podemos aprender a apreciar melhor o cheiro?
Robert Pattinson: Faça algumas pesquisas com Frances. Assista a algumas entrevistas!
Francis Kurkdjian: Confie em si mesmo, de verdade. Não há erros. Você pode usar um terno porque acha que é sexy ou que está na moda. Você pode usar um par de sapatos porque eles parecem bons. E seus pés podem doer. Mas você não pode usar um perfume que não gosta. Com perfume, há algo que está no fundo do seu intestino. Você não pode confundir o que você gosta, porque sua mente e seu corpo lhe dirão imediatamente, que você vai ficar doente! Então, confie em si mesmo. Muitas vezes tentamos colocar regras e dizer: “Oh, isso mesmo, isso é chique. Isso é elegante”. Mas isso é um absurdo. É besteira, porque se você não conseguir convencer alguém a usar algo que eles não gostam. Não é como moda, isso é certo.

Fonte | Tradução: Bárbara Juliany

A Warner divulgou recentemente uma série de novas imagens oficiais de divulgação e bastidores do filme “Mickey 17”, incluindo posters em português (Brasil). Demais né? Veja as fotos em nossa galeria.

Veja também os dois trailers legendados do filme, que foram divulgados até o momento.

Robert Pattinson diz que Suki Waterhouse é a pessoa mais cheirosa que ele já conheceu! O ator e rosto do novo “Dior Homme eau de parfum”, revela seus arrependimentos sobre a cor de seu cabelo e mais dos seus segredos de fragrância e bem-estar exclusivamente para Bazaar.

Muita coisa mudou desde que Robert Pattinson foi anunciado pela primeira vez como rosto da fragrância Dior Homme em 2013. Ele estrelou em mais do que alguns filmes aclamados pela crítica, assumiu o papel do Bruce Wayne em O Batman, e até mesmo teve uma filha com a sua noiva – e também companheira excepcionalmente talentosa e bonita – Suki Waterhouse. Agora, aos 38 anos, o ator é mais uma vez o rosto do mais recente lançamento do Dior Homme, uma versão refinada e simplificada do perfume icônico focado na nota de íris.

Pattinson é tão deliciosamente honesto e refrescante como sempre. A seguir, o ator revela seus arrependimentos sobre a cor do seu cabelo, o único suplemento de saúde que ele realmente ama, e mais dos seus segredos de fragrância e bem-estar exclusivamente para Bazaar.

Você estava com luzes loiras no meu filme favorito, “Tenet”, um bigode em “O Farol”, e o cabelo mais escuro e longo em “Batman”, então em Mickey 17 eu imagino que deve haver pequenas diferenças físicas entre as múltiplas versões de você. Então, qual o papel que a beleza, o cuidado ou o cheiro desempenham na maneira que você concebe os personagens que está interpretando?
É enorme e meio que uma coisa incomum também. É engraçado, porque no seu dia a dia, se você é um ator, você está tipo, “Oh, se eu usar essas roupas ou usar isso ou tanto faz, todo mundo vai pensar que sou, tipo, esse tipo de pessoa como uma pessoa normal.” Não, eles não pensam. Ninguém está pensando nada. Ninguém sequer percebe se você muda seu cabelo. Mas é muito engraçado quando você está no set fazendo um teste de câmera e você está dizendo “Oh, o que isso quer dizer? Esse cabelo levemente diferente?” Meio que quer dizer algo. Definitivamente faz eu me sentir muito, muito diferente. As luzes loiras em “Tenet” – Eu estava realmente obcecado pelo Christopher Hitchens na época. E também tem algo sobre uma pessoa muito loira que bebe muito; é um tipo coisa particularmente inglesa, e você sempre vê isso em um clube de cavalheiros. Eu meio que associo cabelo muito loiro a um tipo de infantilidade, e tem algo como um tipo de angelismo sobre você, como um anjo caído. Era isso que eu estava procurando.

Então foi uma decisão sua ficar loiro para aquele filme?
Inicialmente, eu tingi meu cabelo de loiro, e ele parecia um pouco louco. Então eu tonifiquei um pouco. Clarear o seu cabelo é engraçado. Eu fiz isso outro dia, quando eu fui ao Coachella pela primeira vez em uma década. Eu meio que tive um colapso nervoso antes, pensando que eu era muito velho. Então eu estava com luzes no cabelo e eu usei um chapéu o tempo inteiro porque eu estava muito consciente sobre isso. Você estava tipo…isso foi uma péssima escolha. Mas quando eu estava sozinho, eu estava tipo, “Hey, eu estou do jeito que eu queria estar quando eu tinha 15 anos.”

Vamos falar sobre cheiro por um segundo. Então, descrever cheiros é complicado para nós não-perfumistas. Como você descreveria essa nova versão do Dior Homme em poucas palavras? Uma música vem à mente? Faz você pensar em algum local ou memória?
Eu realmente não gosto de perfumes que, se você entrar em um cômodo usando, todo mundo fica tipo “Oh, que perfume você está usando” e você consegue identificar certas notas. [O novo Dior Homme eau de parfum] é muito sutil e próximo, e meio que sintetiza com o seu corpo facilmente. Você não consegue dizer imediatamente que está usando um perfume, e eu achei isso adorável. Parece muito simples. Tem algo muito minimalista sobre ele, o que eu realmente gostei. Mas sim, quando eu estava conversando com Francis [Kurkdjian, diretor de criação de perfume da Dior], nós fizemos o vídeo dos bastidores e criando o cheiro, e eles me pediram para descrevê-lo. E nenhum ingrediente que eu disse tinha nada a ver com o cheiro. Na verdade, tanto neste quanto no último Dior Homme, eu estava tipo, “Cheira a lápis,” e o Francis estava tipo… “Okay?”

É por isso que nós não somos perfumistas e o Francis faz o que faz!
[Em uma voz brincalhona] Alguns cheiros que eu gosto são ketchup e, hm, talvez bife? Eu não sei, torradas?

Você já mencionou anteriormente que tem uma afinidade por máscaras faciais e de olhos. Existe outro hábito de auto cuidado que você acha que fez a diferença em sua aparência?
Essa coisa chamada L-glutamina, que é como um suplemento de treino. Eu estava tomando e pensei, eu me sinto ótimo quando eu tomo isso. Então eu pesquisei depois e descobri que é realmente muito bom para a pele e coisas assim. Eu acho que todo suplemento diz que faz tudo, mas, por alguma razão, para mim, L-glutamina realmente faz alguma coisa.

É na esperança de tudo isso!
Eu também percebi uma coisa que Jennifer Lawrence me falou para fazer quando nós estávamos em Calgary. É sobre altitude elevada. Eu nunca tive realmente mal-estar de altitude, mas eu estava exausto o tempo todo. Ela me disse para conseguir pequenas latas de oxigênio que você pode aplicar nos seus olhos. Isso, aparentemente, funciona para alguma coisa. Eu fiquei realmente obcecado em usar aquilo. Eu acho que apenas gostei de ter algo para brincar de borrifar no rosto.

Meu senso de olfato mudou como um todo depois de ter o meu filho em 2022. Teria a paternidade mudado seu olfato ou suas preferencias por essências de alguma forma?
Todo mundo dizia, “Oh, o cheirinho de bebês!” E eu realmente não entendia isso – até que eu tive meu próprio bebê. Meu bebê tem um cheiro maravilhoso! Eu ainda não gosto muito do cheiro de outros bebês. Eu acredito que o meu bebê tem um cheiro diferente dos outros bebês. Não é um cheiro genérico de bebê. Talvez seja apenas um pensamento positivo. Eu acho que seja diferente para as mulheres. Uma vez que você tem um bebê, isso tem um efeito psicológico. Eu definitivamente notei, contudo, que eu nunca tive velas e coisas parecidas. Agora eu sou tipo, por que eu tenho um monte no meu quarto de hotel a todo tempo e fico acendendo todas essas pequenas velas? O que aconteceu comigo? Eu fico organizando as coisas todo tempo. Eu arrumo a minha cama. Isso é, tipo, bizarro.

Você é um adulto agora.
Isso aconteceu tão subitamente!

Aqui e agora com você. Quem é a pessoa com o melhor cheiro que você já conheceu?
Suki.

Isso é fofo. E qual o cheiro da felicidade para você?
Suki. (risos) Consegui alguns pontos.

As fragrâncias Gourmand são inspiradas em comidas e são tendência agora na área da beleza. Então, que comida você acha que devera ser engarrafada e vendida como uma fragrância?
Isso é estranho. Comidas, quando você as tira de contexto, são sempre nojentas. Se você cheirasse uma pessoa que estivesse cheirando a salsicha, você ficaria tipo, qual a p*#@& do seu problema? Mas uma salsicha tem um cheiro muito bom. Sob qualquer condição, tem que haver uma associação. Eles têm que estar ligados. Você não pode separar.

A flor de íris está na raiz dessa nova essência Dior Homme. Qual a sua flor favorita para presentear?
Há essa floricultura em Londres. Eu não lembro como se chama, mas eu gosto de dar flores bem incomuns. Não apenas um belo buquê. Eu gosto de ganhar coisas que são tipo, uau, que parecem que são de um planeta alienígena. Eu gosto de sempre dar coisas assim.

É dito que homens raramente ganham flores, além de em funerais. Então, qual foi a última vez que você ganhou flores?
Kim Jones me presenteia com flores legais. E isso é engraçado porque eu normalmente não gosto de flores. É tipo, uh, obrigado? Mas Kim me presenteia flores realmente legais. Ele as envia para o meu aniversário com agradecimentos, e coisas assim, e são sempre adoráveis. E isso me fez começar a colocá-las mais na minha casa. Eu nunca teria flores ao meu redor antes. Ele me enviou um buquê incrível uma vez, e eu coloquei na entrada da minha casa, e eu fiquei tipo, isso é bem encantador! Eu gosto de ter flores e plantas em todo lugar.

A flor de íris pode simbolizar fé e esperança. E então você tem sido o rosto da Dior Homme por uma década. Qual a sua esperança para os próximos 10 anos?
Eu tenho esperança, acho, que nada de mal aconteça. Mas, sabe, se for ruim, que não seja tão ruim. Você pode superar isso! Eu espero que o mundo não acabe. Isso seria legal.

Não seria adorável?
Eu só espero que todos se divirtam.

Eu amo isso. Então em 10 anos, se o mundo não acabar e houver o lançamento de outra fragrância, talvez nos falemos novamente!
(Risos) Ela será feita de alguma flor radioativa, literalmente. Nós encontramos a última flor restante!

Fonte | Tradução: Amanda Agostinho e Iarlla Vieira