Apesar do festival só se realizar no período entre 05 a 16 de Junho de 2013, foi encontrada uma ótima entrevista com a produtora de The Rover, Liz Watts, a qual fazia parte da divulgação gratuita do 60º Festival de Filme de Sydney, para celebrar o 60º aniversário do referido festival. Com isso, traz a dúvida se The Rover poderá participar desse festival. Leia a seguir a tradução das melhores e mais relevantes partes da entrevista, no trecho destinado a “Entrevista com os cineastas”:

“Os produtores e distribuidores só aceitarão convites para divulgarem seus filmes no festival acaso se assim fizerem, ajude ainda mais a aumentar a prospecção e perspectivas cinematográficas e em termos comerciais. Uma gama de aspectos são relevados e ponderados, inclusive, o fato do momento do festival se encaixar ou não com a melhor época do ano para o lançamento do filme. Por exemplo, houve discussões na época, sobre o filme “Reino Animal” (“Anima Kingdom”- de David Michôd- 2010), ter sido exibido no referido festival, conquanto o fato de que sua exibição no festival foi um tanto quanto tarde para aproveitar todo o furor que defluiu do festival de Sundance, o qual é um dos maiores e mais importantes festivais no calendário, repercutindo em todo o mundo. Contudo, no final das contas, o filme “Reino Animal” acabou sendo lançado nos cinemas australianos enquanto ocorria o Festival de Filmes de Sydney.

‘Em verdade, foi como uma nova experiência pareceu que deu certo, pelo menos’, disse a atriz Liz Watts. Apenas o tempo poderá dizer se o mais novo filme do diretor David Michôd, o ‘The Rover’, será ou não, exibido no festival. Quando a atriz Liz Watts deu esta entrevista, ela estava pronta para viajar para a parte mais remota do Sul da Austrália para proceder para com as filmagens do filme, gravações as quais estavam previstas para terminarem no máximo ao final de Março de 2013. O galã da saga “Crepúsculo”, Robert Pattinson, e o ator australiano, Guy Pearce, estrelam no filme como, respectivamente, um homem abalado inexoravelmente pela perseguição implacável das pessoas que roubaram o seu carro, e o irmão mais novo de um dos ladrões (Robert Pattinson).

A divulgação de um filme em um festival, nem sempre se adequá as necessidades de um filme; pois que, pode fazer com que se passe uma mensagem para os cinéfilo (especialista em cinema, filmes) de que o filme não é de grande apelo e repercussão – apesar de que para a atriz Liz Watts, isso se aplicaria mais aos filmes internacionais do que aos locais, quando se trata dos principais festivais da Austrália. Em outras palavras, o forte nível de interesse nos filmes australianos geralmente faz com que se acabe por dissipar todas essas preocupações.”.

Sabemos que isso é uma ilusão, vez que o prazo é muito apertado para que o filme esteja no festival desse ano, mas eu queria saber se o filme de David Michôd desencadearia lá. Espero que eles não estejam falando do festival de 2014!

Fonte | Tradução: Carol Almeida