Robert Pattinson é um jovem ator britânico que nasceu em Londres no dia 13 de Maio de 1986, fruto do amor de Richard e Clare, que mesmo os nove anos de diferença não foram um obstaculo para a união do casal. Do romance vieram três crianças, Robert e mais duas irmãs. A primeira a nascer foi Victoria. Elizabeth, conhecida entre os fãs como Lizzy, nasceu dois anos depois, e desde cedo mostrou que seu grande talento era a musica. No entanto, o xodó da família veio algum tempo depois. O menino de olhos claros, cabelos loirinhos e bochechas rosadas ganhou o coração de todos.

Robert nasceu em uma clinica particular perto de Barnes, região rica e tradicional de Londes, lugar onde o ator viveu toda sua infância. Apesar da família nunca ter tido problemas financeiros, Rob costumava levar os cachorros dos vizinhos para passear, mas o seu primeiro emprego, de verdade, foi aos 10 anos: entregador de jornal em seu bairro. Mesmo não ganhando muito, ele estava mesmo interessado no dinheiro, como ele mesmo diz em entrevista: “Eu comecei a vender jornal quando tinha uns 10 anos. Eu comecei ganhando £10 por semana e depois eu fiquei obcecado em ganhar dinheiro até completar 15 anos.”

A primeira escola onde Rob estudou, Tower House School, era um colégio bem conceituado e só para meninos, localizado próximo a sua casa. Nesta escola os alunos tinham de 4 à 13 anos e eram selecionados a dedo para entrar.

Mas Rob nunca foi um garoto realmente “animado”. O seu jeito meio quieto e tímido fez com que suas irmãs se aproveitassem sempre dele, o vestindo de menina o apresentando-o como “Claudia”.

Robert nunca foi o garoto popular, nem muito menos o mais bonito do colégio. No entanto, Rob veio a ser monitor da lanchonete em seu colégio, e em entrevistas ele afirma que era péssimo no cargo e que sempre roubava lanches de outros alunos. Bom, tal fato está explicado.

Aos 12 anos, Robert mudou de colégio. Neste novo, Harrodiam School, um colégio de garotos e garotas, Rob começou a seguir novos caminhos. O ator passou a se preocupar mais com sua aparência, até mesmo usando gel para chamar atenção da garotas. E foi neste colégio que Rob deu seu primeiro beijo, como ele mesmo disse em entrevista!

Entre tantas atividades, Rob já se dedicou a escrever, aos esportes… É, isso mesmo! O ator sempre adorou esquiar, praticar snowboard e sempre jogava futebol com seus amigos.

Ele começou carreira artística como modelo, já que sua mãe trabalhava em uma agencia de modelos e usou alguns contatos para colocar Robert no mundo fashion. Sobre sua carreira de modelo, o ator afirma: “Quando eu comecei, eu era bem alto e parecia uma menina. Nessa época, ter o visual andrógino era bem legal.”

Já sua carreira como ator começou quando seu pai ficou sabendo sobre a companhia de teatro Barnes Theatre Company, que ficava bem na esquina da rua onde a família Pattinson morava. Após a descoberta, Richard passou a atazanar o filho para que ele se inscrevesse na companhia de teatro.

Aos 15 anos, Rob começou a trabalhar ainda nos bastidores. Mas foi ali, convivendo com diretores e atores, que ele resolveu tentar. O resultado disso podemos ver no sucesso obtido atualmente.

Rob começou a atuar no teatro, em papéis nas peças “Macbeth”, “Anything Goes” e “Tess do D’Urbevilles”, e foi atuando nestas peças que ele foi descoberto por um agente londrino. Seu primeiro trabalho em filmes, foi Rawdy Crawley em “Vanity Fair” ao lado da atriz Reese Witherspoon, no entanto as cenas de Robert só podem ser vistas no DVD do mesmo. Em seguida, o ator foi chamado para um filme feito para a TV, chamado “Ring of the Nibelungs” – A Maldição do Anel no Brasil -, no qual viveu o personagem Giselher.

No ano de 2005 ele viveu Cedrico Diggory, no sucesso de bilheteria “Harry Potter e o Cálice de Fogo“. Com este filme Robert Pattinson ficou conhecido mundialmente. Depois que o filme estreou, Rob passou a desempenhar o papel de Toby Jugg em The Haunted Airman e Daniel Gale de The Bad Mother’s Handbook, os quais foram feitos para TV.

Mas foi no ano de 2008 que ele atingiu o estrelato interpretando Edward Cullen, um vampiro, na versão adaptada para as telas da obra de Stephenie Meyer – “Crepúsculo“. Além de ser atuar no filme, Rob também teve a oportunidade de gravar duas faixas para a trilha sonora, Never Think (escrito por Rob e Sam Bradley) e Let Me Sign (escrita por Bobby Long e Marcus Foster).

Ainda em 2008, antes de Crepúsculo, Robert foi protagonista do filme independente “How To Be” no qual interpreta Art. “How To Be” já foi o filme mais assistido nos festivais de filmes independentes do mundo todo, e também chegou ao Brasil, intitulado como “Uma Vida Sem Regras“. Em seguida, veio “The Summer House” no qual ele interpreta Richard, estreando no ‘Festival de Cinema de Cannes’ em 14 de Maio de 2009. O filme é um curta metragem de 13 minutos criado para a TV britânica com participação de Robert Pattinson, para assisti-lo, clique aqui.

E, em 2009, Robert interpreta o artista Salvador Dali (jovem) em “Little Ashes” e Edward Cullen, novamente, na sequencia de Crepúsculo – “Lua Nova“. O que só serviu para reforçar o sucesso e o alvoroço da mídia em cima do ator.

Após o término das gravações de Lua Nova, em Maio de 2009, o ator deu inicio as gravações de seu novo filme “Remember Me(Lembranças), ao lado das estrelas Emilie De Ravin e Pierce Brosnan. Um filme de gênero drama/romance produzido pela Summit Entertainment, onde Robert também foi produtor executivo, e teve sua estreia mundial em 12 de Março de 2010.

E ainda em 2010, mais filmes com a participação de Robert foram lançados e filmados. “Eclipse“, terceiro filme da Saga Crepúsculo, teve sua estreia em 30 de Junho de 2010 e continuou o sucesso da Saga. “Bel Ami” – um filme baseado fora do romance de Guy de Maupassant, onde atua ao lado das estrelas Uma Thurman e Christina Ricci – foi gravado.

Water for Elephants” (Água para Elefantes no Brasil), também gravado em 2010 com lançamento em Abril de 2011, é baseado no livro de mesmo nome, e Robert dá da vida a Jacob Jankowski um recém órfão e à deriva. A produção da FOX recebe muitas criticas positivas e grande divulgação. Para confirmar o sucesso, o filme levou a categoria “Melhor Filme Drama” no People’s Choice Awards de 2011 e entrou na lista dos filmes elegíveis para o Oscar!

O fim de 2010 e começo de 2011 marcam as gravações dos dois últimos filmes da Saga Crepúsculo – Amanhecer partes I e II, com estreias previstas para 18 de Novembro de 2011 e 16 de Dezembro de 2012, respectivamente. Uma curiosidade sobre Amanhecer PT I: algumas cenas foram filmadas em Paraty/RJ – Brasil, em Novembro de 2010, quando Robert pisou pela primeira vez em solo brasileiro!

Essa é uma época agitada na vida de Robert Pattinson. Em meio à tantos projetos e divulgações ele não para um minuto! O ator chega a dizer em entrevista: “Minha casa é composta por três malas das quais eu não vivo sem… Tudo fica lá dentro”. A pressão é grande e muitas vezes ele diz em entrevista não entender todo esse alvoroço em cima dele. Em entrevista à Vanity Fair em Março de 2011, ele diz: “Essa coisa de todo mundo conhecer você, é estranho, porque as pessoas têm esse relacionamento unilateral, onde elas olham para sua foto e sentem que conhecem você mais do que alguém que elas de fato conheçam.” Pattinson acrescenta, “Eu nem me conheço tão bem.”

Já por outro lado, Robert tem estado constantemente ao lado de sua família, que tem acompanhado-o onde for. Quando estava no Canadá para as gravações de “A Saga Crepúsculo: Amanhecer” seus pais foram flagrados por lá. A família também acompanha Pattinson em divulgações de filmes como na Premiere de Eclipse, em 2010, e de Água para Elefantes, 2011.

Voltando ao campo profissional, Rob estará também no novo projeto de David Cronenberg, o filme “Cosmopolis” baseado no romance de Don DeLillo de mesmo nome, e ele já se mostrou muito entusiasmado com o projeto! “Eu estou simplesmente encantado por ter sido escolhido”, diz. As gravações aconteceram por volta de Maio de 2011, e foram feitas em Toronto e New York.

Uma grande novidade é que Robert disse estar produzindo um roteiro! No entanto, ele se negou a dar qualquer tipo de informação sobre este projeto pessoal. O que nos faz questionar: o que será que vem por ai?

No campo amoroso, o assunto preferido é Kristen Stewart.

Desde o começo da Saga Crepúsculo, Robert sempre disse achar Kristen uma atriz incrível e chegou a brincar diversas vezes que já tinha a pedido em casamento. Mas brincadeiras à parte, os rumores sobre o casal – mundialmente conhecido como ‘Robsten’ – cresceram e se fortalesceram com o passar dos anos. Eles já foram flagrados em momentos de carícias, olhares e diversas outras ocasiões que levam a crer que estão juntos. Pra delirio das fãs, quase no final de 2011 ambos se mencionaram como namorados – Robert ao responder a pergunta “onde está sua namorada?” com a frase marcante “ela está de volta à Los Angeles”, e Kristen ao responder uma pergunta sobre a Inglaterra para a regista GQ “meu namorado é inglês”.

Também ao lado de Kristen, mas agora voltando ao campo profissional, Robert brilhou no tapete vermelho na estreia de “Amanhecer Parte I” que, como já era esperado, foi um total sucesso, atingindo, no Brasil, a melhor bilheteria do ano de 2011.

Pegando o embalo de lançamento de “Amanhecer Parte I” em Novembro de 2011, Robert viveu um momento emocionante em sua carreira, ao lado de seus co-estrelas Kristen Stewart e Taylor Lautner. A consagração do seu trabalho foi representado pelas Marcas de Pés e Mãos no Teatro Chinês em Los Angeles, com direito a uma cerimonia contanto com a presença de sua família!

E fechando 2011 com chave de ouro, temos Sr. Pattinson sendo eleito a Celebridade do Ano pela E!, dentre 64 nomes, pelo segundo ano consecutivo!

Robert começou o ano de 2012 divulgando seu filme “Bel Ami – O Sedutor” e no meio do ano o ator britânico foi para o Festival de Cannes com o filme “Cosmópolis”, onde era protagonista e ganhou vários elogios por um papel totalmente diferente do seu mais conhecido, Edward Cullen. Logo em seguida dando continuidade, começou a divulgação do filme em várias cidades. E, claro, a partir do segundo semestre do mesmo ano começaram as divulgações do último filme da franquia Crepúsculo, “Amanhecer Parte 2”, que foram feitas em várias cidades como Madri, Londres e Los Angeles… e todas elas Robert com seu excelentissímo gosto para ternos!

O ano de 2012 ficou marcado para Robert Pattinson em sua vida pessoal, que passou por uma turbulência envolvendo sua até então namorada, Kristen Stewart. Mas como nosso querido é muito educado e bem focado, seguiu com nos abrilhantando com seu trabalho e esforço, comparecendo a vários programas para divulgar seus filmes.

Com novos projetos em linha, 2013 começou com tudo e ainda nos primeiros dias do ano compareceu ao Globo de Ouro. No mesmo mês, Robert foi visto indo para Austrália iniciar as gravações de “The Rover – A Caçada”, filme onde contracena com Guy Pearce. Quer saber uma curiosidade engraçada sobre sua estadia na Autrália? Robert levou uma multa pois esteve andando de bicicleta em Adelaide sem capacete! Iiiiih. Então, depois de quase dois meses gravando o filme, o ator volta para a cidade onde mora e tirou um tempo para sua vida pessoal, onde foi visto comemorando aniversário de amigos, surfando nas praias de Malibu e passeando em Los Angeles com seus amigos e Kristen Stewart. Como já fazia há alguns anos compareceu ao Festival Coachella junto com sua melhor amiga Katy Perry, Kristen Stewart e vários amigos. Em abril, foi visto no show do seu amigo britânico Marcus Foster. Em maio, ele foi visto passeando com seus cachorros, Bernie e Bear.

Foi em 2013/2014 também que Robert estrelou a campanha do perfume masculino da grife Dior, chamado Dior Homme. Dirigido por Romain Gavras e inspirado em no que ele descreve ser cem vidas em um dia e as palavras de James Dean: “Sonhe como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer hoje”, o resultado é um personagem que passa por varias emoções e lugares diferentes.

“Eu estava reticente em fazer comerciais”, confessou Robert. “Eu estou sempre muito hesitante em trabalhar com grandes empresas”. Para convencê-lo, a Dior deu carta branca para Pattinson no projeto, desde o conceito até a execução. “Romain foi a minha primeira escolha, desde o início”, diz ele. “Eu não tinha ideia do que esperar dele, estávamos inventando um monte de coisas que eu nunca tinha feito antes”.

Bom, nós agradecemos que eles o fizeram! O resultado da campanha ficou incrível, quebrou vários recordes e nos mostrou um lado novo do Sr. Pattinson. Assista aos comerciais e saiba mais sobre a campanha aqui.

Foram iniciadas as gravações de “Mapas para as Estrelas”, seu segundo projeto com David Cronenberg, as gravações foram feitas em Los Angeles e Toronto durante 1 mês. Este filme levou Robert para uma outra rodada em Cannes, em 2014, e pela obra a atriz Julianne Moore levou o prêmio de melhor atriz!

Depois de comparecer a alguns eventos (num deles ele com um novo visual, um cavanhaque!), Robert aproveitou para fazer compras, fazer caminhadas e se exercitar na cidade em que mora. E em dezembro, foi para sua terra natal, Londres, onde sempre costuma passar as celebrações de fim de ano com seus familiares.

Robert teve seu primeiro mês de 2014 de folga, e em fevereiro se iniciava as gravações de “Life” um filme dirigido por Anton Corbijn. As gravações duraram 2 meses. E no seu retorno ao Festival de Cannes naquele ano, desta vez com dois filmes, “The Rover – A Caçada” e “Mapas para as Estrelas”, foi muito elogiado e considerado um dos grandes atores da atualidade! Depois de cumprir uma extensa agenda de compromissos, Robert tirou uns dias em Los Angeles onde aproveitou seu tempo com Zac Efron e outros amigos.

Voltando a falar se sua vida pessoal, Robert foi padrinho de casamento do seu amigo de longa data Bobby Long. Em Setembro, Maps to The Stars esteve no TIFF onde Robert confirmou presença junto com o resto do elenco. Depois dessa temporada de divulgações, Robert ficou na cidade onde mora e foi visto saindo com a cantora FKA Twigs, sua nova namorada. O ator a acompanhou em sua turnê entre outubro e novembro. Robert terminou o ano de 2014 aproveitando suas férias acompanhados de amigos e familiares!

O primeiro mês de 2015, Robert esteve de folga e passou um tempo viajando por Londres. Em Fevereiro, o ator iniciou as gravações de The Childhood Of A Leader e o segundo semestre do ano, Robert passou dois meses gravando The Lost City Of Z em Belfast e Colômbia.

Robert compareceu pela primeira vez no MET Gala ao lado de FKA Twigs e entre outros eventos como Brit Awards, Coachella, Vanity Fair Oscar Party, a première de Heaven Knows What, filme dirigido pelos irmãos Safdie, que são os diretores do próximo projeto de Robert, Good Time e também ao GO GO Gala que foi nomeado como embaixador da campanha. Robert encerrou o ano de 2015 com três projetos a serem gravados e três filmes a serem exibidos no cinema. O ano de 2016 se iniciou com o novo comercial do Dior Homme estrelado por Robert andando pelas cidades de Nova York ao som de ‘All I Need’ do L’Orange & Jeremiah Jae e dirigido por Peter  Lindbergh.


Atualizado com informações até Janeiro de 2015.

O conteúdo desta pagina foi retirado de paginas na internet e revistas, porém, completamente reformulado pela Equipe RPBR. Não reproduza sem os devidos créditos.