Graças ao sucesso que foi a franquia Saga Crepúsculo uma boa parte de seu elenco se transformou em personalidades mundialmente conhecidas e idolatradas por milhares de fãs. Mas com a chegada do fim da franquia com Amanhecer – Parte 2, o site AdoroCinema publicou um pequeno artigo sobre o início e a continuidade da carreira de Robert fora dos títulos da saga. Confira!

Bastante famoso pelo vampiro centenário que interpretou na Saga Crepúsculo, o inglês Robert Pattinson se consagrou no universo pop como Edward Cullen, conquistou milhões de fãs, e a desejada Isabella Swan (Kristen Stewart). Além disso, pegou ela também na vida real. Goste ou não do trabalho dele, ninguém pode acusá-lo de acomodação com a fama, como mostra o interesse em desvincular a imagem do personagem, pegando projetos bem distantes do universo de Stephenie Meyer.

Por onde começou
Pequena participação no longa Feira das Vaidades (2004) e, em seguida, Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005).

Por onde andou
Fora os filmes da franquia, iniciada em 2008 com Crepúsculo, foi visto em dois dramas que renderam indicações e prêmios: Água Para Elefantes e Lembranças, ambos de 2010.

Por onde anda
Em 2012, o ator mostrou sua versatilidade, aparecendo em filmes distintos, como o drama Cosmópolis e o drama histórico Bel Ami – O Sedutor, além do fechamento A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2.

Por onde andará
Pattinson vai repetir a dobradinha com o cineasta David Cronenberg em Maps to the Stars (2013) e no mesmo ano bate ponto ao lado cultuado diretor alemão Werner Herzog em Queen of the Desert. Também em 2013, acredite, ele tem ainda Mission: Blacklist, suspense no qual interpretará um dos caçadores do ditador Saddam Hussein, além do faroeste futurista The Rover, sob a batuta de David Michôd, do premiado Reino Animal (2010).

Participação na franquia
Presente nos cinco títulos: Crepúsculo (2008), A Saga Crepúsculo: Lua Nova (2009), A Saga Crepúsculo: Eclipse (2010), A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1 (2011) e A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2 (2012).