Rob Pattinson não entende por que as mulheres gostam tanto de Edward Cullen:

Eu não consigo entender por que tantas mulheres são atraídas pelo personagem, eu quero dizer,  sou eu que estou dizendo isso, depois de um tempo eu percebi que ele é apenas um cara normal, apenas um tipo normal de semi-moralista, ele tem 17 eternamente ele  e fica com ciúmes de alguém quando ele está envolvido e sente que apesar de ser eterno e super rápido e forte  realmente não há mais nada para ele. E é só muito, muito solitário. Ele é literalmente apenas um cara normal, eu tento fazê-lo normal. Tento humanizar-lo.

Pattinson admite que não é bom em fazer acrobacias. O ator de Crepúsculo e Lua Nova disse ao MoviesOnline:

A cordenação dos meus olhos e das minhas mãos são muito ruins. Depois de um tempo tentei fazer alguma coisa tipo Tom Cruise, mas desisti. Mas fiz um monte delas (acrobacias), mas  eu consegui ganhar muitos ferimentos quando eu tentei o mais simples das acrobacias. Fui pegar Kris (Kristen Stewart) e eu quase machuquei meu tendão da perna.  (Kristen) pesa como 50 quilos. Eu literalmente fiz um agachamento. E esta foi após três meses de treinamento. Eu não sei o que é preciso.

Robert é entrevistado pelo programa “Le Grand Journal” na França:

Rob disse a MTV que as vezes se esquece de voltar ao seu sotaque britânico:

Eu meio que continuo com o sotaque. Para as grandes cenas de diálogo, é mais fácil não ficar mudando entre os dois sotaques. Eu meio que fço por acidente. Eu continuo esquecendo que estou falando em um sotaque americano às vezes. O perigoso é que você acaba esquecendo qual é o seu sotaque é real depois de um tempo.

Robert realmente pode não namorar tão cedo.  Ele disse a0 rádio z100:

Eu peguei minha irmã dizendo para alguém no outro dia,  ela é uma grande  amiga: “Por que você gosta de meu irmão? Como é que é só … você gosta dele porque ele está em filmes?” E ela ainda falou , como “Você sabe o que ele é, ele é só um cara realmente mentiroso, ele é uma pessoa horrível”.

Rob realmente tem uma boca bem cara. De acordo com um Assistente do filme de Harvey Weinstein:

O leilão sugerido foi uma oportunidade para a filha de alguém conhecer e receber um beijo na bochecha de Pattinson e Rob aceitou isto de seu jeito sempre modesto.