Este personagem está em cada cena do filme, o que é bastante incomum para um filme com uma grande estrela, isso significa que ele deve ter carisma, e que ele está constantemente revelando diferentes tons e matizes – e Rob tem isso.” comentou David Cronenberg  quando perguntado por que escolheu ator Robert Pattinson para interpretar o personagem principal do filme Cosmopolis, durante entrevista para divulgação do longa, uma adaptação da obra do autor Don Delilo. Acompanhe essa entrevista completa clicando aqui.

Em jeito de preparação, Cronenberg mostrou seu elenco em 2009 no filme Lebanon, que se passa dentro de um tanque israelense, e em 1981 na guerra épica Das Boot, que aconteceu dentro de um submarino alemão. “Eu disse: ‘Não vamos ser intimidados por isso, isso pode ser bastante excitante se fizermos isso direito.” Nós construímos uma limusine que se desprende como um carro de Lego em cerca de 24 peças. “Eu não pensei nela como um desafio, mas como muita diversão.“

Desempenho de Robert Pattinson como o banqueiro bilionário tem sido amplamente bem recebido desde a estréia do filme em Cannes.

O coração dele é um desempenho sensacional central de Robert Pattinson”, disse Robbie Collin, do The Telegraph. “Pattinson interpreta-o como uma caldeira humana; pedra na superfície, com câmaras vulcânicas de energia nervosa e auto-aversão profunda sendo produzida abaixo.”

Damon Wise do Empire observou: “Esguio e espetado – com sua camisa branca que se assemelha a um preparado Sid Vicious – Pattinson prega uma parte difícil, quase perfeitamente, lembrando aquelas grandes palavras de conselho de West Side Story: Você quer viver neste mundo louco? Fique frio.”