Com as filmagens de “Velozes e Furiosos 5″, que acontecem neste instante no Rio, e da chegada de Robert Pattinson e Kristen Stewart para cenas românticas de “A Saga Crepúsculo: Amanhecer”, a Cidade Maravilhosa virou um grande cenário hollywoodiano. Até parece a era de ouro do cinema, nos anos 40, quando Walt Disney e Orson Welles vieram filmar no Brasil. Para comentar esses novos tempos, Sérgio Sá Leitão, presidente da RioFilme, atendeu a Pipoca Moderna numa rápida entrevista por email.

Robert Pattinson e Kristen Stewart estão chegando mesmo amanhã no Rio? Qual será o cronograma de filmagens de “Amanhecer”?

Não posso me pronunciar a respeito de datas e locais. O sigilo é parte fundamental do acordo que viabilizou a filmagem de “Amanhecer” no Rio. Apenas confirmo que, salvo algum problema de última hora, está tudo certo. “Amanhecer” terá cenas filmadas no Rio em novembro. Isso representa um investimento de US$ 2 milhões na cidade.

Como foi todo o processo de negociações com a produção de “A Saga Crepúsculo: Amanhecer” e o que fez com que eles perdessem o medo da violência do Rio, que era o motivo alegado para não filmarem na cidade?

A conversa começou no American Film Market de 2009 e prosseguiu em 2010. A Paris Filmes foi importante. A segurança era apenas um dos pontos em discussão. O fator decisivo foi o apoio da Prefeitura e do Governo do Estado, por meio da Rio Film Commission, da RioFilme e da Secretaria de Estado de Cultura.

Confira toda a troca de perguntas e respostas, clicando aqui.