Segundo o diretor de Amanhecer, Bill Condon, os telespectadores irão se surpreender com todo o elenco nessa parte da Saga. O diretor não deixou de destacar a forma como Robert Pattinson se mostrou durante as gravações do longo. Leiam o artigo a seguir:

Para  HitFix
Teve algum ator que surpreendeu você?
Acho que as pessoas serão surpreendidas por todos. Em geral, Kristen teve que ter uma enorme viagem para vê-la se tornar esta figura de mãe feroz, protetora e poderosa? Acho que isto irá surpreender as pessoas. Taylor me surpreendeu com seu compromisso e os lugares escuros que ele vai neste filme. E Rob, acho que há algum sentimento que ele tenha relaxado para esta parte e, finalmente, disposto a mostrar mais de si mesmo. Seu próprio charme, inteligência e graça estão em evidência neste filme. Surpreendeu-me a forma como ele parecia relaxado em algo que ele lutou um pouco contra antes.

Para moviefone
Você mencionou os atores experimentando os jornais. Acho que seria justo chamar você de um ator-diretor — os filmes que você dirigiu renderam nomeações de estrelas no Oscar por cinco vezes, e Jennifer Hudson ganhou – mas Kristen Stewart, Robert Pattinson e Taylor Lautner cresceram nesses filmes; talvez eles estejam nesse caminho e o que eles acham dos seus personagens são. Como você entrou e os levou para este última corrida?
Eu não encontrei nenhum deles nos seus caminhos. Parecia que eles estavam ansiosos para explorar. Parte da vantagem que tive foi que depois de muitas antecipações nos três filmes, agora um numerosas coisas acontecem. Esses personagens mudam tão dramaticamente. Quando você pensa em onde Bella brilha, que é onde ela esteve para todos esses três filmes, e já no final ela é esta guerreira feroz – caçadora – maternal – deusa. Todos os passos que a leva a isto – é um enorme numero de mudanças. O mesmo para Jacob e Edward. Eles cresceram mais do que tudo. Catherine Hardwicke [que dirigiu “Crepúsculo”] foi uma gênia por entrar no cérebro e tocar o que parece ser uma garota adolescente. Eu não podia me imaginar fazendo o primeiro ‘Crepúsculo’. Mas posso me imaginar fazendo este porque há conceitos mais adultos acontecendo nesta história.

Tradução: Roberta Neves