Um artigo publicado no New York Times chamou a atenção para cenas de fumantes em filmes. Segundo o jornal, um centro de prevenção ao uso do tabaco nos Estados Unidos mostrou que cenas de tabagismo em filmes de grandes bilheterias foram reduzidas no ano passado. Um trecho do artigo mostra a preocupação em relação aos filmes com a classificação indicativa para menores de idade que possuem em seus enredos personagens fumantes, como Tyler, personagem de Robert Pattinson.

Nos últimos anos, os grandes estúdios têm adotado políticas para limitar a representação do uso do tabaco em filmes, em especial nos que são comercializados para os jovens. Em 2008, a Classificação começou a incluir a palavra ‘tabagismo’ sinalizada em alguns filmes que tiveram avaliações como PG-13 e PG (classificação norte-americana).

Stanton A. Glantz, diretor do Centro que trata de pesquisas relacionadas ao tabaco, da Universidade da Califórnia (San Francisco), aponta filmes com outras classificações mostrando tabaco. Recentemente um site associado a Mr. Glantz, scenesmoking.org, apontou Remember Me, um romance com classificação 12 anos que estrela Robert Pattinson e foi lançado pela Summit Entertainment, como um exemplo de um filme para jovens que mostra o protagonista com um cigarro na mão.

Tradução: Desirée